No dia 30 de novembro de 2018, foi realizado o primeiro Seminário de Recepção de Docentes da Escola de Engenharia, das 08h30 às 13h horas, na Sala da Congregação.

O evento, conduzido pelo Diretor da unidade, Professor Cícero Murta Diniz Starling, e pelo Vice-Diretor, Professor Luiz Machado, contou com a presença de 29 professores, contratados entre 2016 e 2018. O Vice-Reitor da UFMG, Prof. Alessandro Fernandes Moreira, realizou a abertura do seminário.

Durante a atividade, foram abordados assuntos de relevância para a inserção destes docentes na Escola de Engenharia e na UFMG, bem como aspectos importantes para subsidiar o planejamento da carreira docente, destacando-se:

. Apresentação da Escola de Engenharia: envolvendo a sua história, atual infraestrutura, cursos de graduação e de pós-graduação ofertados, departamentos acadêmicos e setores administrativos.

. Apresentação da estrutura organizacional da UFMG e da Escola de Engenharia: envolvendo atribuições do Conselho Universitário, CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), Pró-Reitorias, Congregação, Câmaras e Assembleias Departamentais, Colegiados de Cursos e Setores Administrativos da Unidade.

. Apresentação de regulamentações importantes nos primeiros anos da carreira docente: envolvendo estágio probatório, progressões e promoções funcionais, realização de atividades de extensão remuneradas, direitos humanos e código de ética profissional dos servidores públicos federais.

. Interação: envolvendo troca de experiências, discussões sobre mecanismos facilitadores de interação entre os professores e planejamento da trajetória docente nas diferentes fases da carreira.

Esta primeira edição do Seminário de Recepção de Docentes foi um importante marco na interação entre a Escola de Engenharia e os seus professores recém-contratados. Durante a atividade foram sugeridos, pelos presentes, outros temas relevantes que poderiam ser desenvolvidos e debatidos em 2019, por meio de eventos específicos.

A organização do seminário foi uma iniciativa da Diretoria da Escola de Engenharia, com a colaboração da Assessora Acadêmica da Unidade, Maria Fidência Gonçalves Pena.

Por meio dos links abaixo poderão ser acessados os arquivos referentes aos slides utilizados no seminário e à coletânea com a íntegra de regulamentações (internas e externas à UFMG) importantes nos primeiros anos da carreira docente, incluindo aquelas abordadas no evento.

Slides

Coletânea Regulamentações