Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA)

Chefia de Departamento:
• Chefe: Prof. Raphael Tobias de Vasconcelos Barros
• Sub-Chefe: Prof. César Rossas Mota Filho

Secretária Departamental: Cláudia do Nascimento Passos

Localização: Sala 4519, Bloco 1, 4º Andar.

Contatos: Tel: (31) 3409-1880 / Fax: (31) 3409-1879 / E-mail: secdesa@desa.ufmg.br

Histórico
A consolidação do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG como referência nacional nas áreas de saneamento e meio ambiente deu-se a partir da implantação de um dos primeiros cursos de especialização em Engenharia Sanitária do País, no ano de 1955, ministrado em conjunto por professores americanos e técnicos da Fundação SESP. O curso de mestrado em Engenharia Sanitária foi criado em 1972, e o curso de doutorado no ano 2000, dando origem ao Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Fruto de reflexões internas iniciadas no DESA, o curso de graduação em Engenharia Ambiental da UFMG foi criado no ano de 2009.

Infraestrutura Física e de Pessoal
O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG conta com infraestrutura física e de recursos humanos adequados para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que o permite interagir com os setores público e privado e com instituições de ensino e de pesquisa do país e do exterior. A infraestrutura física do Departamento é composta pela secretaria administrativa, gabinetes de professores, mini-auditório, laboratórios e centro de treinamento e de pesquisa. A infraestrutura de pessoal é constituída por um corpo docente com 16 (dezesseis) professores doutores e por 10 (dez) servidores técnico-administrativos em educação.

Atuação em Ensino
O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG atua em todos os níveis do ensino superior. Na graduação, os professores do Departamento ministram disciplinas nos cursos de Arquitetura, Biomedicina, Ciências Socioambientais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia Química e Química Tecnológica. O Programa de Pós-graduação conta com três áreas de concentração: (a) Saneamento, (b) Meio Ambiente e (c) Hidráulica e Recursos Hídricos.

Atuação na Pesquisa e na Extensão
As atividades de pesquisa e extensão, como demais informações estão disponíveis no site do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (www.desa.ufmg.br).