Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Chefia de Departamento:
• Chefe: Profa. Maria das Mercês Reis de Castro
• Sub-Chefe: Profa. Maria Helena Caño de Andrade

Secretária Departamental: Shirley Garcia Pereira Azevedo

Localização: Sala 5206, Bloco 2, 5º Andar.

Contatos: Tel: (31) 3409-1781 e (31) 3409-1959 / Fax: (31) 3409-1789 / E-mail: secretaria@deq.ufmg.br

Histórico

Em 1939 foi criado o Curso de Engenharia Química Industrial, visando preparar engenheiros para implantação de indústrias químicas. Com a evolução do setor, foi criado o Curso de Graduação em Engenharia Química, aprovado pela Congregação da Escola de Engenharia em 1956. A partir da Reforma Universitária de 1968, criou-se o Departamento de Engenharia Química (DEQ), o que propiciou mais investimentos em infraestrutura e em recursos humanos sempre objetivando a excelência na formação dos Engenheiros Químicos. Com o crescimento da pós-graduação no Brasil, na década de 80, houve um forte investimento para a Capacitação do Corpo Docente nos níveis de Mestrado e Doutorado. O resultado desse investimento foi a implantação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ), nível Mestrado em 1992 e, nível Doutorado em 2006.

Infraestrutura Física e de Pessoal

O Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia da UFMG conta com infraestrutura física e de recursos humanos adequados para o desenvolvimento de pesquisas, para o apoio técnico ao setor industrial e para a formação de recursos humanos de alto nível. A infraestrutura física é composta da secretaria administrativa, gabinetes de professores, 10 Laboratórios de Ensino e de Pesquisa. A infraestrutura de pessoal é composta de um Corpo Docente por 18 (dezoito) professores, sendo 17 (dezessete) doutores e 1 (um) mestre, cuja titulação foi obtida em destacadas Instituições brasileiras e americanas. Dos 18 (dezoito) professores, 14 (quatorze) são dedicação exclusiva e 4 (quatro) são professores em tempo parcial 20 horas. Conta também com 1 (um) funcionário administrativo, 1 (um) Técnico e 1 (um) menor trabalhador.

Atuação em Ensino

O Corpo Docente do Departamento de Engenharia Química é o responsável pela maioria das disciplinas obrigatórias e optativas dos cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Química. Adicionalmente, os docentes do EQM atendem às demandas dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção nas disciplinas de Fenômenos de Transporte e Processos Químicos e Petroquímicos, e do Curso de Engenharia Ambiental nas disciplinas de Cinética Química e Bioquímica, Laboratório de Instrumentação e Operações Unitárias e Processos para Engenharia Ambiental. Além disso, o Departamento é responsável pela disciplina Desenho Técnico F para o Curso de Química Tecnológica da UFMG.

Atuação na Pesquisa e na Extensão

Maiores informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Engenharia Química em pesquisa e extensão encontram-se no site do Departamento: http://www.deq.ufmg.br/.