Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC)

Chefia de Departamento:
• Chefe: Prof. Lázaro Valentim Donadon
• Sub-Chefe: Prof. Márcio Fonteboa Cortez

Secretária Departamental: Samira dos Reis Lott Glória

Localização: Sala 3520, Bloco 1, 3º Andar.

Contatos: Tel: (31) 3409-5140 e (31) 3409-3522 / E-mail: secret@demec.ufmg.br

Histórico
Por ocasião da gestão do Diretor Prof. Élcio Marques Coelho, houve um estudo na Escola de Engenharia sobre novos departamentos (redepartamentalização). Nesta ocasião, havia dois departamentos chamados de DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÉRMICA (Chefiado pelo Prof. José Rubens Gonçalves de Souza) e o DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS (Chefiado pelo Prof. Maurício Coelho). Com o objetivo de fortalecer estes dois departamentos que tinham perfis diferentes e expandir o programa de pós-graduação da térmica com vistas a criar outras áreas de concentração em projetos mecânicos e processos de fabricação, houve um acordo e entendimento que a união seria benéfico a ambos os departamentos. Antes da efetiva criação do DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA, houve um período de adaptação em que ocorreu uma gestão compartilhada até a efetiva criação do DEMEC em 01/01/1990, quando foi eleito o primeiro chefe do novo departamento, o Prof. Ricardo Luiz Utsch de Freitas Pinto cujo mandato foi até 31/12/1991. A partir de 01/01/1992 foi eleito chefe do DEMEC o Prof. Márcio Ziviani, que ficou por 5 mandatos consecutivos. Mais informações pelo site do departamento.

Infraestrutura Física e de Pessoal
O Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFMG possui mais e 30 laboratórios, alguns com destaque internacional sendo polo de referencia em pesquisa no Brasil, distribuídos em ensino e pesquisa nas mais diversas áreas da engenharia mecânica como projeto de máquinas, calor e fluidos, processos de fabricação, materiais compósitos, bioengenharia, mecatrônica e projeto e construção de aeronaves. Atualmente a engenharia mecânica possui em seus quadros 49 professores doutores e 7 servidores técnicos administrativos.

Atuação em Ensino
O Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG é o principal responsável pelo curso de Engenharia Mecânica nos períodos Diurno e Noturno e mais recentemente o curso de Engenharia Aeroespacial com a 1ª turma em 2009. Além disso, oferece para o curso de Engenharia Mecânica as opções de formação em 5 trajetórias diferentes, sendo Trajetória Automativa, de Manutenção, de Mecatrônica, de Projeto e Fabricação e de Energia e Utilidades. Mais informações pelo site do colegiado de engenharia mecânica.

Atuação na Pesquisa e na Extensão
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais iniciou as suas atividades em 1972, em nível de Mestrado, tendo sua primeira dissertação defendida em 1977. Em 1997 foi criado o Doutorado, sendo o mesmo credenciado pela CAPES no segundo semestre de 1998. O programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG é tradicional na formação de pessoal capacitado para Universidades, Centros de pesquisa, Empresas e outras Instituições de Ensino, dentro e fora do Estado de Minas Gerais. Atualmente, o programa tem conceito 5 pela CAPES e conta com uma equipe de mais de 30 professores de alto nível, oferecendo a oportunidade de uma boa formação profissional em nível de Mestrado e Doutorado nas seguintes áreas de concentração: Projetos de Fabricação, Projeto Mecânico e Calor e Fluidos. Mais informações pelo site da pós-graduação.