Canal do Youtube da Escola de Engenharia da UFMG

A Escola de Engenharia da UFMG transmitirá seus eventos via YouTube.

Para acessar basta o usuário clicar no ícone do YouTube, que se encontra mais abaixo na seção “Redes Sociais” da homepage.

Nota da Diretoria da Escola de Engenharia sobre a tragédia de Brumadinho

A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais manifesta seu profundo pesar pela tragédia causada pelo rompimento, na sexta-feira – 25 de janeiro de 2019, da barragem de rejeitos de minério da Mina de Córrego do Feijão em Brumadinho, que soterrou inúmeras vidas, assolou terras e contaminou cursos d’água. É inadmissível que, decorridos pouco mais de três anos da catástrofe de Mariana, o Brasil, de joelhos, volte a chorar a mesma lágrima. A Engenharia é a arte de conjugar ciências e técnicas com vistas a promover o desenvolvimento da humanidade, o bem-estar e a melhoria de vida das pessoas. Assim, não faz sentido a gestão dos processos da engenharia gerar perdas de vidas e danos ambientais irreparáveis. Minas Gerais destaca-se como o principal estado brasileiro produtor de minério de ferro, sendo este um dos principais pilares da nossa economia. Os minérios ferríferos exigem etapas de processamento mineral para a produção de concentrados de ferro, também gerando rejeitos e lamas. Uma ampla discussão sobre a mineração como vem sendo praticada em nosso estado e no país deve ser conduzida pelo poder público, com a participação de empresas, órgãos governamentais, universidades, institutos de pesquisa e representantes das comunidades vizinhas às áreas de mineração. A Escola de Engenharia se coloca à disposição da sociedade para participar desta discussão sobre modelos para uma nova mineração sustentável, cooperando, dentre outros aspectos, com a proposição de técnicas e procedimentos alternativos para redução, tratamento e reaproveitamento de resíduos de mineração, bem como para recuperação de áreas degradadas. A Escola de Engenharia também se dispõe a contribuir na revisão de marcos regulatórios associados à produção mineral e em discussões curriculares voltadas à formação de profissionais com sólidas responsabilidades social e ambiental. Basta às tragédias de Mariana, Brumadinho e tantas outras!

 

Nota EEUFMG Brumadinho

 

Belo Horizonte, 27 de janeiro de 2019.

Professor Cícero Murta Diniz Starling
Diretor da Escola de Engenharia

Professor Luiz Machado
Vice-Diretor da Escola de Engenharia

Festa de Confraternização 2018

Ocorreu em dezembro a festa anual de confraternização da Escola de Engenharia da UFMG.

Confira as fotos.

Primeiro Seminário de Recepção de Docentes da Escola de Engenharia

No dia 30 de novembro de 2018, foi realizado o primeiro Seminário de Recepção de Docentes da Escola de Engenharia, das 08h30 às 13h horas, na Sala da Congregação.

O evento, conduzido pelo Diretor da unidade, Professor Cícero Murta Diniz Starling, e pelo Vice-Diretor, Professor Luiz Machado, contou com a presença de 29 professores, contratados entre 2016 e 2018. O Vice-Reitor da UFMG, Prof. Alessandro Fernandes Moreira, realizou a abertura do seminário.

Durante a atividade, foram abordados assuntos de relevância para a inserção destes docentes na Escola de Engenharia e na UFMG, bem como aspectos importantes para subsidiar o planejamento da carreira docente, destacando-se:

. Apresentação da Escola de Engenharia: envolvendo a sua história, atual infraestrutura, cursos de graduação e de pós-graduação ofertados, departamentos acadêmicos e setores administrativos.

. Apresentação da estrutura organizacional da UFMG e da Escola de Engenharia: envolvendo atribuições do Conselho Universitário, CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), Pró-Reitorias, Congregação, Câmaras e Assembleias Departamentais, Colegiados de Cursos e Setores Administrativos da Unidade.

. Apresentação de regulamentações importantes nos primeiros anos da carreira docente: envolvendo estágio probatório, progressões e promoções funcionais, realização de atividades de extensão remuneradas, direitos humanos e código de ética profissional dos servidores públicos federais.

. Interação: envolvendo troca de experiências, discussões sobre mecanismos facilitadores de interação entre os professores e planejamento da trajetória docente nas diferentes fases da carreira.

Esta primeira edição do Seminário de Recepção de Docentes foi um importante marco na interação entre a Escola de Engenharia e os seus professores recém-contratados. Durante a atividade foram sugeridos, pelos presentes, outros temas relevantes que poderiam ser desenvolvidos e debatidos em 2019, por meio de eventos específicos.

A organização do seminário foi uma iniciativa da Diretoria da Escola de Engenharia, com a colaboração da Assessora Acadêmica da Unidade, Maria Fidência Gonçalves Pena.

Por meio dos links abaixo poderão ser acessados os arquivos referentes aos slides utilizados no seminário e à coletânea com a íntegra de regulamentações (internas e externas à UFMG) importantes nos primeiros anos da carreira docente, incluindo aquelas abordadas no evento.

Slides

Coletânea Regulamentações

Fotos: