Curso de Geotecnia e Transportes lança edital de seleção para o Mestrado

O Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da UFMG lança seu Edital Regular de Seleção 2018. Serão oferecidas 18 vagas para ingresso no 1º semestre de 2018 e as inscrições ocorrerão no período de 04 a 26 de outubro de 2017.

Para maiores informações, acessar o site do curso posgrad.etg.ufmg.br

Workshop FAPEMIG-PUCP

Nos dias 5 e 6 de outubro, a FAPEMIG organizará o Workshop FAPEMIG-PUCP: promovendo pesquisa conjunta com o Peru. O evento será realizado na Escola de Engenharia da UFMG e é gratuito mediante confirmação de presença.

O workshop é voltado a pesquisadores das áreas de Microeletrônica; Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada; Telecomunicações Rurais; Robótica Aplicada e Biomecânica; Bioengenharia e Engenharia e Preservação de Patrimônio Arquitetônico. Ele contará com a presença de pesquisadores peruanos especialistas em cada uma das áreas. Abaixo, alguns nomes já confirmados:

 

·         César Beltrán – professor e líder do grupo do grupo de pesquisa da PUCP sobre Inteligência Artificial e Reconhecimento de Padrões.

·         Rafael Aguilar – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Patrimônio e Engenharia Estrutural.

·         Luis Vilcahuamán – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Bioengenharia.

·         Dante Elías – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Robótica Aplicada e Biomecânica.

·         David Chávez – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Telecomunicações Rurais.

·         Mario Raffo – membro do corpo docente e assistente de laboratório do grupo de pesquisa da PUCP sobre Microeletrônica.

Também estarão presentes os pesquisadores Jose Antonio Pow Sang e Benjamín Marticorena para falar sobre a PUCP e as oportunidades de pesquisa conjunta com Minas Gerais.

No primeiro dia, os pesquisadores da PUCP e alguns pesquisadores de instituições de MG farão apresentações sobre os temas. Já no segundo dia de encontro, os pesquisadores terão a manhã livre para visitas a instituições e laboratórios. Na parte da tarde, haverá sessões de workshop por tema, para conversas sobre projetos de pesquisa futuros. E, logo depois, os grupos de cada tema poderão apresentar as ideias levantadas nas discussões em uma sessão de encerramento.

O evento é direcionado apenas a pesquisadores das áreas mencionadas. As confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail vivian.magalhaes@simi.org.br até o dia 15 de setembroOs pesquisadores peruanos farão contato prévio com os inscritos de Minas Gerais para iniciar as conversas e verificar interesses em comum antes do evento. A língua oficial do evento será o inglês.

4º Edital – Global Innovation Program

Está aberto novo edital para selecionar o represante da Escola de Engenharia no Global Innovation Program na UC Berkeley.

Os candidatos tem até o dia 19 de setembro de 2017 ás 10:00 para enviarem a inscrição com toda a documentação necessária para: inovacao@eng.ufmg.br

Todos os documento deverão ser compactados em um único arquivo no formato .ZIP, possuir tamanho máximo de 25MB e estar com a seguinte nomenclatura: nomedocanditado.zip

Para informações complementares e dicas para quem deseja se inscrever para o Global Innovation Program, acesse nossa página no Facebook ou:

Dicas para participar do Global Innovation Program

 EDITAL DO PROGRAMA 047/2017

Resultado da etapa de pré-seleção do Edital nº 0047/2017

Resultado da Etapa de Seleção do Edital 047/2017

Ruptura edição 2.0

Inscrições abertas pra edição 2.0 do Ruptura, evento de empreendedorismo e inovação da UFMG. Para quebrar suas certezas e abrir novas possibilidades. Qual é a sua Ruptura?

Para mais informações acesse.

 

Orientações para divulgação de eventos na UFMG por meio eletrônico

Com o intuito de tornar mais acessíveis as mensagens digitais enviadas para nossa comunidade acadêmica por mailing eletrônico, solicitamos a adoção de determinadas práticas no momento de produção do conteúdo dessas peças. O objetivo é garantir que softwares específicos de leitura para usuários cegos sejam capazes de decodificar tais mensagens, garantindo o acesso à informação.

Para o atendimento desta solicitação, orientamos que todas as mensagens dirigidas à comunidade universitária sejam preferencialmente encaminhadas como texto. No caso de utilização de uma imagem como conteúdo do e-mail (a exemplo de um cartaz digital), o conteúdo da mensagem deve ser reproduzido na íntegra logo abaixo da imagem, de maneira que os softwares ledores consigam captar o texto e reproduzi-lo em áudio para o usuário.

Esclarecemos ainda que, nas situações em que o objetivo seja preservar a imagem da interferência do texto, basta utilizar a menor fonte possível, na cor branca. Sugerimos o uso da fonte Calibri, no tamanho 10.

Para atender aos critérios determinados pela Lei Federal 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência- é imprescindível que, nos materiais de divulgação digital produzidos na UFMG, esses procedimentos sejam adotados.

Na certeza de contarmos com a colaboração de todos, colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários.

Of.nai-031-2017 comunicação acessível