A DTI tem observado que, de maneira desavisada e por desconhecimento, alguns membros de nossa comunidade têm criado nomes de domínios externos ao domínio ufmg.br, seja para uso de serviços de correio ou para a publicação de sites, alguns de caráter temporário, outros de uso prolongado. 

Vale destacar que, mesmo que gratuitos, serviços externos de TI não podem ser consumidos para fins institucionais sem que sejam licitados, conforme previsto em lei. Além disso, conforme prevê o decreto-lei 8.135, os dados e comunicações institucionais devem ser mantidos em infraestrutura de TI da própria instituição ou de instituição parceira homologada. 

Casos que são identificados por nossa equipe são contactados para solicitar sua correção. Mesmo quando algum caso passe despercebido, gostaríamos de solicitar que tal prática seja evitada e corrigida, quando houver. 

Lembramos que as caixas de correio institucionais, utilizadas por unidades, órgãos, departamentos, setores etc não têm limite de capacidade e podem ser facilmente criadas com o envio de uma requisição para suporte@dti.ufmg.br.

Para a construção dos sites, sugerimos a adoção do software WordPress, cujo conteúdo produzido pode ser disponibilizado na infraestrutura disponível na unidade acadêmica ou na administração central.

Nosso serviço de suporte está à disposição para orientações que sejam necessárias, no ramal 4009, ou no email: suporte@dti.ufmg.br.

Atenciosamente,

Prof. Dorgival Olavo Guedes Neto
Diretor de Tecnologia da Informação