Nos dias 5 e 6 de outubro, a FAPEMIG organizará o Workshop FAPEMIG-PUCP: promovendo pesquisa conjunta com o Peru. O evento será realizado na Escola de Engenharia da UFMG e é gratuito mediante confirmação de presença.

O workshop é voltado a pesquisadores das áreas de Microeletrônica; Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada; Telecomunicações Rurais; Robótica Aplicada e Biomecânica; Bioengenharia e Engenharia e Preservação de Patrimônio Arquitetônico. Ele contará com a presença de pesquisadores peruanos especialistas em cada uma das áreas. Abaixo, alguns nomes já confirmados:

 

·         César Beltrán – professor e líder do grupo do grupo de pesquisa da PUCP sobre Inteligência Artificial e Reconhecimento de Padrões.

·         Rafael Aguilar – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Patrimônio e Engenharia Estrutural.

·         Luis Vilcahuamán – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Bioengenharia.

·         Dante Elías – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Robótica Aplicada e Biomecânica.

·         David Chávez – professor e líder do grupo de pesquisa da PUCP sobre Telecomunicações Rurais.

·         Mario Raffo – membro do corpo docente e assistente de laboratório do grupo de pesquisa da PUCP sobre Microeletrônica.

Também estarão presentes os pesquisadores Jose Antonio Pow Sang e Benjamín Marticorena para falar sobre a PUCP e as oportunidades de pesquisa conjunta com Minas Gerais.

No primeiro dia, os pesquisadores da PUCP e alguns pesquisadores de instituições de MG farão apresentações sobre os temas. Já no segundo dia de encontro, os pesquisadores terão a manhã livre para visitas a instituições e laboratórios. Na parte da tarde, haverá sessões de workshop por tema, para conversas sobre projetos de pesquisa futuros. E, logo depois, os grupos de cada tema poderão apresentar as ideias levantadas nas discussões em uma sessão de encerramento.

O evento é direcionado apenas a pesquisadores das áreas mencionadas. As confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail vivian.magalhaes@simi.org.br até o dia 15 de setembroOs pesquisadores peruanos farão contato prévio com os inscritos de Minas Gerais para iniciar as conversas e verificar interesses em comum antes do evento. A língua oficial do evento será o inglês.