No dia 27 de novembro de 2020, das 9h às 12h30, a Escola de Engenharia promoveu a segunda edição do Seminário de Recepção de Docentes. Desta vez o evento ocorreu de forma remota, pela plataforma Google Meet, em função do distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

A iniciativa, conduzida pelo Diretor da Escola, Professor Cícero Murta Diniz Starling, e pelo Vice-Diretor, Professor Luiz Machado, contou com a participação de 30 docentes contratados entre os anos de 2016 e 2020.

Durante o Seminário foram abordados assuntos relevantes para os primeiros anos da carreira docente e sua inserção na Escola de Engenharia e na UFMG. Dentre as questões abordadas, destaca-se:

. Apresentação da Escola de Engenharia: envolvendo a história da Escola, atual infraestrutura, cursos de graduação e de pós-graduação ofertados, departamentos acadêmicos e setores administrativos.

. Apresentação da estrutura organizacional da UFMG e da Escola de Engenharia: atribuições do Conselho Universitário, CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), Pró-Reitorias, Congregação, Câmaras e Assembleias Departamentais, Colegiados de Cursos e Setores Administrativos da Unidade.

. Apresentação de regulamentações importantes nos primeiros anos da carreira docente: estágio probatório, progressões e promoções funcionais e realização de atividades de extensão remuneradas.

. Interação e troca de experiências: desafios e aprendizados associados ao ensino remoto, mecanismos facilitadores de interação entre docentes e planejamento da trajetória acadêmica nas diferentes fases da carreira.

A organização do Seminário foi uma iniciativa da Diretoria da Escola de Engenharia, com a colaboração da Assessora Acadêmica da Unidade. Pelos links abaixo, podem ser acessados os arquivos referentes aos slides utilizados durante o Seminário, bem como a coletânea com a íntegra de regulamentações (internas e externas à UFMG) que impactam nos primeiros anos da carreira docente.

Slides

Coletânea Regulamentações