À Comunidade da Escola de Engenharia,

É com profunda tristeza que o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Diretoria da Escola de Engenharia da UFMG comunicam o falecimento do nosso colega, amigo e professor, Antônio Teixeira de Matos, ocorrido no último domingo, 11/10/2020.

Engenheiro Agrícola, Mestre e Doutor pela UFV, onde atuou no Departamento de Engenharia Agrícola de 1996 a 2015. Em 2015 ele se transferiu para o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, onde continuou desenvolvendo importantes atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nas duas instituições, orientou dezenas de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado. Professor Titular, Pesquisador do CNPq e autor de diversos livros-texto amplamente reconhecidos na área, foi também coordenador do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG.

O Professor Matos também foi um grande e reconhecido pesquisador na área de tratamento de águas residuárias e aproveitamento dos seus subprodutos. Ele integrou a equipe de professores do INCT ETEs Sustentáveis/UFMG e foi fundador da Subseção Viçosa da ABES Minas Gerais.

Antônio Matos deixa um enorme legado e também muita saudade!

Fica nosso agradecimento pela sua dedicação e contribuição para esta Universidade e nossa solidariedade à família em luto.

Link para o Memorial On-line: Clique Aqui