A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais manifesta seu profundo pesar pela tragédia causada pelo rompimento, na sexta-feira – 25 de janeiro de 2019, da barragem de rejeitos de minério da Mina de Córrego do Feijão em Brumadinho, que soterrou inúmeras vidas, assolou terras e contaminou cursos d’água. É inadmissível que, decorridos pouco mais de três anos da catástrofe de Mariana, o Brasil, de joelhos, volte a chorar a mesma lágrima. A Engenharia é a arte de conjugar ciências e técnicas com vistas a promover o desenvolvimento da humanidade, o bem-estar e a melhoria de vida das pessoas. Assim, não faz sentido a gestão dos processos da engenharia gerar perdas de vidas e danos ambientais irreparáveis. Minas Gerais destaca-se como o principal estado brasileiro produtor de minério de ferro, sendo este um dos principais pilares da nossa economia. Os minérios ferríferos exigem etapas de processamento mineral para a produção de concentrados de ferro, também gerando rejeitos e lamas. Uma ampla discussão sobre a mineração como vem sendo praticada em nosso estado e no país deve ser conduzida pelo poder público, com a participação de empresas, órgãos governamentais, universidades, institutos de pesquisa e representantes das comunidades vizinhas às áreas de mineração. A Escola de Engenharia se coloca à disposição da sociedade para participar desta discussão sobre modelos para uma nova mineração sustentável, cooperando, dentre outros aspectos, com a proposição de técnicas e procedimentos alternativos para redução, tratamento e reaproveitamento de resíduos de mineração, bem como para recuperação de áreas degradadas. A Escola de Engenharia também se dispõe a contribuir na revisão de marcos regulatórios associados à produção mineral e em discussões curriculares voltadas à formação de profissionais com sólidas responsabilidades social e ambiental. Basta às tragédias de Mariana, Brumadinho e tantas outras!

Nota EEUFMG Brumadinho

Belo Horizonte, 27 de janeiro de 2019.

Professor Cícero Murta Diniz Starling

Professor Luiz Machado