Há 109 anos nascia a Escola de Engenharia! Neste momento tão especial, vimos compartilhar nossa alegria com cada um dos membros da sua Comunidade e agradecer por ajudarem a edificar uma história repleta de desafios e conquistas da nossa Casa.

No dia 21 de maio de 1911, um grupo de ilustres intelectuais reuniu-se na sede da Sociedade Mineira de Agricultura, em Belo Horizonte-MG, para fundar um estabelecimento de ensino superior que seria chamado, em seus primeiros anos de vida, de Escola Livre de Engenharia. Antes mesmo de completar seus primeiros dez anos de criação, a Escola de Engenharia vivenciou a gripe espanhola, que assolou o mundo em 1918, tirando a vida de milhões de pessoas. Passados pouco mais de 100 anos, presenciamos o alastramento do Covid-19 pelo mundo. Nos dias de hoje, como no passado, a Escola de Engenharia da UFMG se uniu a diferentes setores da sociedade no enfrentamento desta pandemia. Diversas equipes de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes da Escola trabalham em frentes de combate ao novo coronavírus. A despeito da pandemia, a Escola de Engenharia está completando, nesta data, mais um ano de existência.

A Escola constitui atualmente um dos maiores complexos de ensino e pesquisa de Engenharia da América Latina, ocupando uma área construída de aproximadamente 65 mil metros quadrados no Campus Pampulha da UFMG. É formada por 13 departamentos acadêmicos que atualmente congregam cerca de 300 professores e 150 técnico-administrativos em educação, além de 200 laboratórios e mais de uma centena de grupos de pesquisa altamente qualificados. A Escola mantém 11 diferentes cursos de graduação, sendo 10 ofertas no período diurno e 3 no período noturno, com um total de 505 vagas por semestre, além de 11 programas de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado e vários cursos de especialização. A atual comunidade discente é composta por aproximadamente 5.000 alunos de graduação e 2.500 de pós-graduação. Os cursos sediados na Escola, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação, estão dentre os melhores e mais bem avaliados do Brasil. A Escola já formou mais de 27.000 Engenheiros, 5.800 mestres e Doutores e 4.000 especialistas.

Desde a sua fundação, a Escola de Engenharia passou por um grande crescimento e uma notável evolução, o que certamente transmitiria aos pioneiros que nos antecederam a percepção de plena comunhão com os seus sonhos e nobres ideais de “confiança na sciencia e no trabalho nacionaes”. Mesmo centenária, nossa Casa está em constante renovação e na vanguarda do conhecimento, pelos novos docentes e técnico-administrativos em educação, pelas atualizações e inovações curriculares, pela criação de novos cursos com ampliação do número de vagas na graduação e pós-graduação, pela geração de novas tecnologias, patentes e produtos alinhados com as necessidades da sociedade, pelas ações de inovação e empreendedorismos com o envolvimento de alunos, além da crescente interação com a indústria e a sociedade. Ciente de que a formação em engenharia inclui contextos técnicos, mas também comportamentais, a Escola vem se tornando, ao longo de sua existência, um espaço de saber cada vez mais inclusivo e solidário, com foco em preparar as pessoas para desempenharem um papel de transformação da nossa sociedade.

A Escola de Engenharia é um belo exemplo de sucesso em sua missão de ser um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, gerando oportunidades para que cada membro da comunidade acadêmica cresça como pessoa e cidadão, retribuindo à sociedade tudo o que foi aqui investido nesta Escola Pública, Gratuita e de Qualidade, que contribui para o desenvolvimento do Brasil desde 1911.

Por fim, neste mês de comemoração do aniversário da Escola de Engenharia, uma palavra aos formandos das turmas de 1960, 1970 e 1995. Seguindo uma tradição pioneira da nossa Casa iniciada em 1934, a Escola de Engenharia os receberia em maio de 2020 para festejar os respectivos jubileus de diamante, ouro e prata. Infelizmente, face ao necessário isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, este encontro fica temporariamente adiado. Por ora, cumprimentamos cada um de vocês, nossos egressos que ajudaram a construir a história da Escola de Engenharia. Em breve esperamos revê-los junto com os seus familiares!

A Escola de Engenharia em ação, esta é a nossa vocação!

 

Belo Horizonte, 21 de maio de 2020.

Um forte e afetuoso abraço,

 

Professor Cícero Murta Diniz Starling

Diretor da Escola de Engenharia

 

Professor Luiz Machado

Vice-Diretor da Escola de Engenharia